INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

A água virtual

Designamos por água virtual a quantidade total de água utilizada no ciclo produtivo de um determinado produto. Por exemplo para produzir 1 quilo de trigo necessitamos de cerca de mil litros de água, ie, a água virtual de 1 quilo de trigo são mil litros. Para a carne, a quantidade de água necessária é de cinco a dez vezes mais.

O consumo per capita de água virtual contida na nossa dieta alimentar varia de acordo com os nossos hábitos alimentares, assim temos 1m3/dia para uma dieta alimentar de sobrevivência, 2,6m3/dia para uma dieta vegetariana e mais de 5m3/dia para uma dieta baseada no regular consumo de carne.

Estes números dão que pensar sobre os nossos exagerados hábitos alimentares e o seu impacto na gestão global da água. Obviamente a moderação das nossas dietas, principalmente no dito mundo civilizado, possibilitaria a utilização deste precioso recurso noutros propósitos igualmente vitais. Não nos devemos esquecer que a água é um recurso limitado e distribuido de uma forma desigual pelo planeta.

O comércio internacional influencia igualmente a movimentação da água virtualmente contida nos produtos transacionados. Um país pobre em água importa produtos de alto consumo de água, aliviando assim a pressão sobre os seus recursos domésticos, permitindo a sua utilização noutras finalidades.

Ao nível global, o comércio de água virtual tem implicações geo-políticas; induz dependências entre países, que por um lado estimula a cooperação e a paz, por outro, potenciais conflitos.

link: World Water Council


 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário