INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

O que podemos aprender com os gansos

Transcrevemos um discurso de Angeles Arrien, baseado num trabalho de Milton Olson:





1º Facto: Ao moverem as suas asas os gansos criam uma corrente de ar que levanta as outras aves que as seguem em formação. Ao voar em V, o bando aumenta a sua autonomia de voo em 71%, comparado com o que alcançaria cada ganso voando só.
Conclusão: As pessoas que partilham um objectivo e um sentido comum, alcançam o que pretendem com maior velocidade e facilidade porque percorrem o caminho apoiados pelo impulso mútuo.

2º Facto: Quando um ganso abandona a formação, repentinamente sente o esforço e a resistência do ar ao voar só. Não tarda a voltar à formação para aproveitar a corrente de ar da ave que o precede.
Conclusão: Se tivermos tanto sentido comum como um ganso mantêmo-nos em formação, seguindo as pessoas que vão na mesma direcção. Estamos dispostos a aceitar a sua ajuda e a oferecer a nossa aos outros.

3º Facto: Quando se cansa, o ganso que leva a dianteira, recua na formação e outro ganso toma o seu lugar.
Conclusão: Convém nas tarefas mais difíceis, partilhar e complementar a liderança. Assim como nos gansos, as pessoas dependem dos demais, das sua habilidades, das suas capacidades e da sua combinação única de dons, talentos ou recursos.

4º Facto: Os gansos que integram a formação emitem grasnidos, animando os que levam a dianteira a manter a velocidade.
Conclusão: Devemos assegurar que os nossos "grasnidos" sejam de alento. Os grupos que recebem alento têm uma produção muito maior. Esta capacidade de oferecer alento (protegendo os valores básicos dos próprios e animando os valores básicos dos demais) é o tipo de "grasnido" que necessitamos.

5º Facto: Quando uma ganso adoece, se fere ou leva um tiro por exemplo, que o obriga a abandonar o bando, dois gansos saem da formação e seguem-no para o ajudar e proteger. Permanecem com ele até que morre ou que possa voltar a voar. Logo se integram noutra formação ou alcançam a formação original.
Conclusão: Se tivermos tanto sentido comum como os gansos, deveremos oferecer apoio mútuo tanto nos tempos difíceis como quando estamos fortes


Link: BioGestion

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário