INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Pegada ecológica

Foi divulgado, pela WWF, o Relatório Planeta Vivo 2006. O documento indica que, se as atuais projeções se confirmarem, a humanidade consumirá perigosamente até 2050 duas vezes mais recursos que o planeta pode gerar por ano.

"Os dados mostram ainda que o consumo é mais acentuado nos países desenvolvidos. Porém as maiores perdas (biodiversidade, biomas) encontram-se em áreas em desenvolvimento. Em 30 anos, 55% das populações de espécies tropicais desapareceram por causa da conversão de habitats naturais em lavouras e pastagens. No mesmo período, as populações de espécies de água doce analisadas sofreram redução de 30%. Em apenas dez anos, metade dos manguezais da América Latina foi destruída (2 milhões de hectares.)"
O relatório revela também que a pegada ecológica da humanidade aumentou. Essa pegada ecológica, para que houvesse equilíbrio entre o consumo e a regeneração dos recursos naturais do planeta, seria de 1,8 hectares globais por ano por pessoa. Com os padrões de vida atuais, o consumo médio anual, ou a pegada ecológica anual, foi de 2,2 hectares globais por pessoa.
Para quem quiser saber a sua pegada ecológica vá aqui.

via: Miriam Salles

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário