INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Richard Buckminster Fuller

Bucky Fuller (1895-1983), designer, arquitecto e inventor norte americano. Foi professor na Universidade de Southern Illinois e um prolixo escritor.

Projectos principais

Fuller ficou famoso pelas suas cúpulas geodésicas, muito utilizadas em instalações militares, edifícios civis e exposições. A sua base construtiva assenta em vários princípios básicos que permitem armar estruturas simples com integridade tensional (tetraedros, octaedros e conjuntos fechados de esferas). São estruturas extremamente ligeiras e estáveis. A patente das cúpulas geodésicas foi concedida em 1954 após décadas de esforços para investigar os princípios de construções naturais (Biomimética).

Anteriormente, Fuller desenhou e construiu protótipos do que haveria de ser um automóvel mais seguro e aerodinâmico: Dymaxion (uma abreviação de Dynamic Maximum Tension). Com outro profissionais, experimentou idéias e abordagens totalmente radicais desde 1932 até 1935. Baseando-se nos conceitos das aeronaves existentes, apresentaram três protótipos de automóveis muito diferentes do que então existia no mercado. Tinham em comum três rodas, não quatro (as rodas da direcção dianteira e a roda de tracção atrás) e o motor colocado na parte traseira. Tanto o chassis como a forma eram desenhos originais nos três protótipos, a aerodinâmica muito parecida a uma gota de água (um dos protótipos tinha 5,48m de comprimento com capacidade para onze passageiros). Um desenho semelhante a uma aeronave ligeira (sem asas) e à carrinha Volkswagen da década de 50. Era essencialmente um minibus nas suas três versões e o seu conceito foi muito anterior ao minibus desenhado por Ben Pon em 1947 para a Volkswagen Type 2.

Um tipo de molécula formada exclusivamente por átomos de carbono leva o seu nome, a fuleriana, e é conhecida assim pela sua semelhança com as cúpulas desenhadas por Fuller.

Bucky Fuller esteve prestes a suicidar-se após uma vida de fracassos quando viu a luz e compreendeu que a sua vida não lhe pertencia. Pertencia ao Universo. A partir desse momento desenvolveu a Sinergia, ou teoria dos Sistemas Globais; descobriu os princípios universais do design (incluindo o conceito de Tensegrity) e seu invento mais conhecido: o Domo Geodésico. Seu objectivo: dar uma vida digna a todos os habitantes da Terra… foi um homem do Renascimento Planetário.

Ficou celebre como arquitecto e filosofo do celebre domo geodésico (esfera feita com a maior quantidade de triângulos possíveis na sua superfície), o Jogo do Mundo e um novo sistema de matemáticas chamado Sinergética – sinergia significa “o comportamento de sistemas completos não previsível pelo comportamento das suas partes tomadas em separado” – do qual se deriva, teoricamente, uma linguagem para comunicar experiências usando conceitos geométricos (“a radiação é entropia; a gravidade é amor”).

Fuller sugere que, adoptando os princípios do design no Universo (segundo descrito na Sinergética e noutras partes ) e os nossos valores desenvolvidos conscientemente, podemos sair da presente “Idade Média” e prosperar como jamais aconteceu na história humana:

“Qual é o propósito dos humanos no Universo? Recolher informação e resolver problemas”.


Citações Fullerianas :

“Somos chamados a ser os artífices do futuro, não as suas vitimas”.

“Todos nós somos tripulantes de uma pequena nave espacial chamada Terra”.

“Fomos abençoados com tecnologia inimaginável para os nossos antepassados. Temos os recursos e o conhecimento para alimentar todos, vestir todos e dar a todos na Terra uma oportunidade”.

“Se existir vontade politica …será possível superar os piores aspectos da fome e desnutrição globais numa geração”.

“Não há crise da energia, apenas uma crise de ignorância”.

“Eu só invento. Espero que o homem chegue a necessitar do que inventei”.


 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário