INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

As mini-hídricas

A produção de energia por métodos não renováveis é um dos pontos críticos relacionados com a libertação de CO2 na atmosfera. A utilização massiva de combustíveis fósseis na produção convencional de energia, aumenta o dramático efeito de estufa. A evolução no último século da distribuição energética chegou a um ponto tal que o acesso à energia pela rede parece-nos um serviço tão imediato e fácil que perdemos a noção do seu verdadeiro custo atendendo aos malefícios causados.

A estruturação e manutenção de uma actual rede de distribuição eléctrica é cara e de grande perda da energia produzida na fonte, logo de entropia alta. Uma das soluções apontadas passa pela disseminação das fontes produtoras de energia através das tecnologias emergentes das energias renováveis. o IF já referiu algumas destas tecnologias nomeadamente a eólica, a solar, etc.

As mini-hídricas são um bom exemplo de produção de energia renovável. Esta application note, introduz a teoria e a tecnologia das mini-hídricas. Actualmente existem cerca de 17.000 unidades (abaixo dos 10MW) que produzem anualmente 42TWh de electricidade verde. A Comunidade Europeia prevê para 2010 um aumento da capacidade produtiva desta tecnologia para 55TWrh/ano. Esta application note menciona também aspectos económicos, financeiros, administrativos, sociais e ambientais relacionados com projectos de mini-hídricas.

Via Leonardo Energy

 
 
 
 

Enviar um comentário 1 comentários:

Anabela disse...

Boa tarde!
Tenho estado a pesquisar sobre uma forma de conseguir energia eletrica atraves de um ribeiro.Vim de encontro ao seu blog,atraves da pesquisa que fiz por energia mini-hidricas.Gostaria de saber se me poderá ajudar quanto a esta questão.Como é possivel fazer este aproveitamento?Conseguirei atraves de algum gerador ou dispositivo aproveitar a agua que corre numa ribeira e transformá-la em eletricidade?Gostaria de aproveitar esta oportunidade numa quinta.Caso me possa ajudar agradeço que me contacte para annabela23@hotmail.com Cumprimentos

4:16 da tarde

Enviar um comentário