Interessante post do Tudo sobre Plantas que transcrevemos integralmente:
Hortaliceiras têm vida transformada
"Planalto do Retiro fica a 30 quilômetros de Touros. Lá, um dos princípios da Articulação do Semi-Árido é aplicado há aproximadamente um ano e quatro meses: a inserção feminina no mercado de trabalho. Uma horta formada por sete mulheres mudou a rotina da localidade, que também é um assentamento dos sem- terra. Nenhum tipo de agrotóxico é utilizado e os defensivos das pragas são naturais, criados a partir da nim, uma planta indiana.
A área destinada ao cultivo da horta corresponde a meio hectare. São vários canteiros com cebola, coentro, beterraba, repolho e cenoura.
Francisca Ribeiro Gonzaga, 40, trabalhava antes numa casa de farinha e em roçados de terceiros mas a renda era sempre insatisfatória. A comercialização é feita na própria comunidade e em feiras dos municípios vizinhos. ‘‘Não tínhamos nada e agora podemos planejar uma renda futura’’, diz a agricultora. Em seu primeiro semestre de trabalho, depois de todas as despesas pagas, cada agricultora conseguiu um pequeno lucro de R$ 44,00. No segundo semestre de produção essa quantia saltou para R$ 350,00. ‘‘Só me arrependo de não ter começado esse trabalho antes. Vamos melhorar ainda mais essa área’’, afirmou Francisca Ribeiro.
A defesa das pragas é feita com a planta nim e podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais.
Uma outra luta das mulheres foi contra o machismo da região. ‘‘Os homens ficavam dizendo que a horta não ia dar certo e muitas mulheres, seguindo os seus maridos, também colocavam dificuldades. Hoje a maioria das pessoas apóia’’, disse Maria Gorete Pereira, agricultora que compõe o grupo.
As hortaliceiras de Planalto do Retiro conseguiram montar o seu espaço para cultivo com o apoio da cooperativa Techné."
Enviar um comentário 0 comentários: