INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Passive Houses

Os edifícios, sejam habitações, escritórios, lojas, etc., ocupam uma posição dominante no consumo de energia total. A solução passa pelo uso de métodos de projectar e construir mais inteligentes em termos da eficiência energética e obviamente em ganhos de conforto.
Existe um crescente movimento na construção de habitações ecológica e energeticamente eficientes e de baixas emissões de CO2. Dois exemplos são o tipo “Factor Four Plus Housing” cuja construção requer ¼ ou menos da energia de uma construção standard, e o tipo “Passive House”. Estas construções requerem um máximo de 10W por m2 para aquecimento, num total de consumo anual de 15KWh/m2 em climas temperados (Europa central).

Exemplos de casas com baixo consumo energético:

Até agora estas performances eram atingidas inicialmente reduzindo perdas de energia através de uma construção compacta à insolação e com recuperação ventilada do calor evitando perdas. Com a crescente procura por este tipo de construção, existe actualmente uma proposta complementar nomeadamente no tipo de construção extremamente ensolarada com altos ganhos de energia. Isto pode conseguido através de:

- passive solar design,
- active solar systems for domestic hot water and space heating,
- PV electric supply systems,
- improved daylighting (for improved living quality) and
- natural cooling and solar/glare control.
Infelizmente em Portugal estes assuntos ainda não estão na agenda politica nacional. O facto do disparo do consumo médio de energia em Portugal - sem que haja uma explicação racional já que a população é a mesma e não se vislumbra qualquer boom industrial – indica um alta ineficiência energética no país com duplo prejuízo; na factura da electricidade e no aumento brutal de libertação CO2 e consequente penalização europeia (Protocolo de Quioto).

Mais informações: International Energy Agency

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário