INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

A Grande Mudança: do Império à Comunidade da Terra

Publicamos um extracto do livro, The Great Turning: From Empire to Earth Community de David Korten, co-fundador e membro do Conselho da Positive Futures Network :

Enfrentamos um desafio definitivo entre dois modelos contrastantes de organização dos assuntos humanos. Utilizemos genericamente os nomes de Império e Comunidade da Terra. Sem uma compreensão da História e das consequências deste desafio, perdemos tempo e recursos valiosos em esforços para preservar ou remendar culturas e instituições que não podem ser corrigidas e que por outro lado, devem ser substituídas.


O Império organiza-se através da dominação em todos os níveis, desde as relações existentes entre as Nações até às que sujeitam os membros de uma família. O Império traz riqueza a poucos, condena a maioria à miséria e a escravidão, suprime o potencial criativo de todos e apropria-se das riquezas das sociedades humanas para manter as instituições de dominação.

A Comunidade da Terra pelo contrário, organiza-se em associações, liberta o potencial humano para a cooperação criativa, partilha recursos e excedentes para o bem-estar de todos. A evidência que suporta as possibilidades da Comunidade da Terra tem origem no conhecimento da física quântica, da biologia evolutiva, da psicologia do desenvolvimento, da antropologia, da arqueologia e do misticismo religioso. Este era o modo humano antes do Império; devemos fazer um esforço para reaprender como viver em conformidade com estes princípios.

via: Yes! Online

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário