INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

contribuições para a Utopia - Educação


1 A principal riqueza de qualquer país está nas pessoas que constituem. A principal riqueza de Portugal está nos portugueses.


2 Cada português é um homem concreto que dentro de si deve descobrir e conquistar o homem completo. A função da educação é a de ajudar o homem a libertar-se da servidão. Portanto, ai da educação que vegete na mediocracia; que, desculpando-se com a quantidade, trate de diminuir a qualidade; que sob o pretexto da massificação, ponha o superior ao serviço do inferior; o transcendente ao serviço do rasteiro; seja o homem ao serviço de uma abstracção; seja a sabedoria ao serviço da técnica.

3 Só pode ser autêntica uma educação que siga o lema pessoano do "tudo pela humanidade, nada contra a nação". Dito de outra forma: só pode ser autêntica uma educação que atinja o universal através da diferença e que não esvazie o homem de história; que o não desenraíze do chão físico da sua ecologia e do chão moral da sua história. Só podem ser iguais os que são dignos.


4 A escola não deve ser uma fábrica de saber fazer ou um mero centro de formação de postos de vencimento; a escola pode e deve ser tudo isso se antes for uma escola de cidadãos e um centro de comunicação de valores; isto é, deve ser uma instituição, onde os métodos estejam ao serviço dos fins.


5 Portugal empobrecerá, envelhecerá e injustiçar-se-á se, a nível do sistema de ensino, não se puserem os meios ao serviço dos fins; isto é, a escola ao serviço do homem; a técnica ao serviço da sabedoria; a organização ao serviço de uma ideia de escola.

Que Deus queira, que o homem sonhe, que a obra nasça…

Prof. Adelino Maltez

 
 
 
 

Enviar um comentário 1 comentários:

Nádia Bonani disse...

Olá!
Estou aqui para ti desejar Feliz Páscoa!
Tudo de bom e mais um pouco!
Tenha uma abençoada semana!
bjus Nádia.

5:07 da tarde

Enviar um comentário