INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

O sentido na organização



As pessoas agem como se os eventos fossem coerentes no tempo e no espaço e encadeados de uma maneira ordenada. Estas cosmologias do dia-a-dia estão sujeitas a interrupções e quando elas são severamente descontinuadas acontece aquilo a que eu chamo episódios cosmológicos. Um episódio cosmológico ocorre quando as pessoas repentinamente têm um vivido profundo que o universo não é mais um sistema ordenado e racional. O que faz com que este episódio seja tão desorientador é que ambos os sentidos, o do que está a ocorrer e o dos meios para o reconstruir desmoronam juntos.

Dito de uma forma mais informal, como episódio cosmológico sentimos uma espécie de vu jàdé – o oposto ao déjá vu : eu nunca estive aqui, não faço ideia onde estou e não faço ideia de quem possa ajudar-me.

À medida que perdemos a organização tornámo-nos mais ansiosos e difícil encontrar um sentido para o que está a ocorrer, até que finalmente sentimo-nos capazes de encontrar um sentido seja ele qual for e em que circunstância for desde que consigamos conservar as nossas vidas


 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário