INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

NUCLEAR?? NÃO, NUNCA !!

Sobre a ameaça nuclear que paira sobre as nossas cabeças ocorreu-me esta reflexão de Friedrich Nietzsche encontrada no seu livro “A Gaia Ciência”:

O maior trabalho dos homens foi até agora concordar sobre uma quantidade de coisas, e fazer uma lei desse acordo,... quer essas coisas fossem verdadeiras ou falsas. Foi a disciplina do espírito que preservou a humanidade, ... mas os instintos que a combatem são ainda tão poderosos que em suma só se pode falar com pouca confiança no futuro da humanidade.

Será o nuclear o maior desafio encontrado pela humanidade? Estará nas mãos da nossa geração a solução de, uma vez por todas, vencer os instintos poderosamente obscuros que nos cegam e impedem há milénios a paz de espírito e a construção de um futuro compassivo? Será a espécie humana tão insana que destrói tudo que toca?
São perguntas que fazemos cerimoniosamente ao Universo mas em vão; as respostas correctas terão que ser encontradas por nós e em nós.

Creio que chegamos a um ponto de não retorno, ou seja, não podemos errar sob pena de desaparecermos do mapa - é a única certeza que temos…

NUCLEAR?? NÃO, NUNCA !!



 
 
 
 

Enviar um comentário 1 comentários:

Anónimo disse...

Caro Lino,
visito muitas vezes o "Instituto Futurista". Parabéns pela grande qualidade do blog, pela pertinência dos temas apresentados e por todos os tópicos de reflexão que proporciona. Obrigado! Continue com este excelente projecto.

Quanto à questão do nuclear, julgo que, possivelmente em breve, teremos uma solução relativamente à energia nuclear (neste caso com a de fissão nuclear), que poderá vir a revelar-se a energia do futuro. A "porta" está aberta, mas como muito bem diz "não podemos errar"...!

11:14 da manhã

Enviar um comentário