INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

O mundo à beira de uma crise de cereais



Os preços dos cereais atingiram níveis recorde e as reservas desta base de alimentação estão ao nível mais baixo desde há 25 anos. O alerta foi lançado recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que antevê os impactos mais graves desta realidade "preocupante" nos países em desenvolvimento, os que menor acesso costumam ter a esta produção agrícola.

Desde o começo do corrente ano que o preço dos cereais tem vindo a subir no mercado internacional e já atingiu o nível mais alto de sempre. Isto deve-se ao aumento da procura e à diminuição das reservas mundiais, bem como à subida em flecha dos custos de transporte. Especialistas têm também alertado para os riscos da substituição da cultura de cereais para alimentação pelas oleaginosas destinadas a produzir biocombustíveis. Inundações também causaram alguma perda nas culturas mas, de acordo com a FAO, não foram decisivas para esta crise. As reservas de cereais manter-se-ão a níveis muito baixas nos próximos anos, prevê este departamento das Nações Unidas. Isto, apesar de outra previsão a de que os preços mais altos para os produtores aumentem a área de cultivo dos cereais. A FAO admite que, na Europa, tal aconteça também com a retirada, pela Comissão, da obrigatoriedade do regime de set-a-side (pousio) em muita da terra arável.

A falta de cereais já está a levar a instabilidade social em alguns países em desenvolvimento. Mesmo na Europa o preço do pão tem escalado.Em Portugal já subiu 20% desde Janeiro e poderá subir ainda este ano mais 30%. [Jornal de Notícias]

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário