INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Grandes fotos: Trás-os-Montes, Portugal


Um mundo! Um nunca acabar de terra grossa, fragosa, bravia, que tanto se levanta a pino num ímpeto de subir ao céu, como se afunda nuns abismos de angústia, não se sabe por que telúrica contrição.
Terra-Quente e Terra-Fria. Léguas e léguas de chão raivoso, contorcido, queimado por um sol de fogo ou por um frio de neve. Serras sobrepostas a serras. Montanhas paralelas a montanhas. Nos intervalos, apertados entre os rios de água cristalina, cantantes, a matar a sede de tanta angústia. E de quando em quando, oásis da inquietação que fez tais rugas geológicas, um vale imenso, dum húmus puro, onde a vista descansa da agressão das penedias. Mas novamente o granito protesta. Novamente nos acorda para a força medular de tudo. E são outra vez serras, até perder de vista.

Miguel Torga: Um Reino Maravilhoso

 
 
 
 

Enviar um comentário 1 comentários:

Anónimo disse...

Sou Brasileiro,decedentes de Trás os montes,Familias do Carreiros,hoje com 50 Anos venho descobrir minha gereção,atraves de unica Tia ainda viva aqui no Brasil,neto de João Carreiro do Amaral,tenho uma grande curiosidade de visitar a Terra do meu Avô,e vamos Preservar a Natureza,pois o nosso Planeta é Lindo.

6:13 da tarde

Enviar um comentário