INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Natural Architecture

o livro: Natural Architecture
o autor: Alessandro Rocca
o editor: Princeton Architectural Press

*****


O ambiente natural ainda consegue encher-nos com um sentimento de temor e espanto. Apesar da quantidade de conhecimento cientifico, a natureza mantem mistérios que provavelmente nunca nos serão revelados. Esta complexidade frusta-nos na tentativa de controlar e ordenar a terra, afastamo-nos da natureza embora saibamos que a nossa sobrevivência está dependente dela.

Natural Architecture é um emergente movimento artístico que explora o actual despertar dos homens para uma harmonia renovada entre a humanidade e a natureza, o que significa um novo conceptual tendo a natureza em mente. As raízes deste movimento podem ser encontrados na “land art” dos anos sessenta, embora este movimento se tenha concentrado no protesto da cada vez maior comercialização da arte, abriu as portas à ligação formal entre a arte e a natureza, permitindo a emergência de uma nova apreciação da natureza em todas as formas de arte e do design.

Natural Architecture é um movimento que pretende expandir o conceito da land art como forma de activismo em vez de protesto. O seu conceito central procura captar a ligação harmoniosa entre a humanidade e a natureza. O movimento caracteriza-se pelo trabalho de um determinado numero de artistas, designers e arquitectos que expressam estes princípios usando materiais simples e competências básicas, o uso de tecnologias simples reflecte arquitecturas e artefactos primitivos; a forma é reduzida à essência inerente aos materiais e à sua localização.



'running in circles' willow and maple saplings, patrick dougherty, 1996

'weidendom' by sanfte strukturen, 2001

'the streampath' by gilles bruni and marc babarit, 1998

'organic highway' by mikael hansen 1995

‘la tonnelle’ by gilles bruni and marc babarit, 1996


Via: designboom

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário