INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

O maior banco genético vegetal está aberto

Conhecido oficialmente como o Svalbard Global Seed Vault, Depósito Global de Sementes de Svalbard, um sistema de cavernas artificiais, escavadas numa montanha do arquipélago de Svalbard, na Noruega está agora acessível após os primeiros degelos primaveris.


O depósito consiste em três enormes cavernas, escavadas numa montanha de arenito e com uma porta localizada 130 metros acima do nível do mar. Cada caverna tem um espaço de 1.500 metros cúbicos - 25 metros de profundidade, por 10 de largura e 6 de altura.


As amostras de sementes, enviadas por diversos países do mundo, são guardadas em recipientes hermeticamente fechados. Em volta da caverna reina um clima gelado, com uma média anual de temperatura de -4º C. Graças a isso, um pequeno sistema de "ar-condicionado" de 10 KVA será suficiente para manter as amostras de sementes a -18º C.


As sementes de trigo poderão durar 1.700 anos em perfeitas condições de germinação; as de cevada durarão 2.000 anos, enquanto as de sorgo deverão permanecer intactas até 20 mil anos.No total, serão 4,5 milhões de espécies vegetais únicas, cujas sementes durarão no mínimo 1.000 anos. [via]

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário