INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

A GLOBALIZAÇÃO DA POBREZA


A humanidade está a sofrer na era pós-Guerra Fria uma crise económica e social de escala sem precedentes que conduzirá ao rápido empobrecimento de grandes sectores da população mundial. As economias nacionais estão ruindo, o desemprego é galopante. A nível local, a fome tem irrompido na África subsariana, Ásia do Sul e partes da América Latina. Esta "globalização da pobreza" - que reverte em grande parte as conquistas do pós-guerra descolonização - iniciou-se no Terceiro Mundo coincidindo com a crise da dívida no início da decada de 80 e a mortal imposição do FMI das reformas económicas.

A Nova Ordem Mundial alimenta a pobreza dos homens e a destruição do meio ambiente natural. Gera apartheid social, incentiva o racismo étnico, mina os direitos das mulheres e, muitas vezes, precipita os países em confrontos destrutivos e brutais. Desde a década de 90, foi-se espalhando a todas as grandes regiões do Mundo, incluindo a América do Norte, Europa Ocidental, os países do antigo bloco soviético e os "novos países industrializados" (NICs), do Sudeste da Ásia e do Extremo Oriente.

Esta crise mundial é mais devastadora do que a Grande Depressão da década de 1930. Tem implicações geo-políticos mais profundas; as transformações económicas geralmente são acompanhadas pela eclosão de guerras regionais, fracturas de nações e, nalguns casos, a destruição de países inteiros. Por enquanto, esta é a mais grave crise económica na história moderna. (Michel Chossudovsky, A Globalização da Pobreza, First Edition, 1997). (mais aqui)

 
 
 
 

Enviar um comentário 1 comentários:

Anónimo disse...

como nosso pais está dão probre de saúde e de amor com o proxímo

3:00 da manhã

Enviar um comentário