INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

A agroquímica gulosa

Aproveite o próximo jantar para, enquanto o saboreia, reflectir no seguinte:

Mais de 70% do mercado mundial de herbicidas está nas mãos de seis consórcios gigantes agroquímicos. Estas multinacionais dominam praticamente o lucrativo mercado de sementes, com a venda de variedades geneticamente modificadas resistentes aos seus próprios herbicidas.

Mais de 80% dos cultivos transgénicos mundiais são variedades resistentes a um herbicida e o objectivo destas multinacionais é desenvolver uma segunda geração de sementes manipuladas, de maneira a que o produto vendido carecerá da propriedade de produzir sementes. Estes produtos que já existem, obrigam os agricultores a comprar sementes todos os anos.

Por outro lado, as 10 maiores empresas do sector da alimentação controlam uma quarta parte do negócio de bebidas e alimentos elaborados em todo o mundo, e 10 grandes cadeias de distribuição dominam a quarta parte das vendas de alimentos.

Na Europa, por exemplo, o agricultor na maioria dos casos só recebe 25% do preço de venda ao público de um produto. Se tal acontece numa região desenvolvida, não é difícil pensar no que sucede nos países do Sul, onde a população rural vive em condições sub-humanas.

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário