INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Obra completa de Charles Darwin estará disponível na internet


















A obra completa do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), incluindo seu célebre trabalho "A origem das espécies", estará disponível gratuitamente na internet a partir de 2009.

John van Wyhe, académico do Christ's College, da Universidade de Cambridge, é responsável por um projeto que permitirá acesso visual e auditivo às descobertas do cientista, no site Darwin-Online.

A maior parte do material incluído neste novo portal é proveniente do "Arquivo de Darwin" localizado na universidade.

"As obras completas de Darwin --cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens de publicações originais-- estarão acessíveis com apenas um clique", afirmou um porta-voz da instituição.

O site irá conter a maior coleção de escritos de Darwin jamais publicada, podendo ser consultada por especialistas e por qualquer pessoa interessada na obra do naturalista.

Van Wyhe, que passou quatro anos compilando material, ressaltou a idéia de que "um trabalho desta magnitude seja o mais acessível possível". O portal incluirá manuscritos e cadernos nunca antes divulgados. "Um destes, o livro de notas em que Darwin reuniu suas primeiras impressões em Galápagos, foi roubado em torno de 1980, e ainda não foi encontrado, mas o texto foi transcrito por microfilme", disse o professor.

A maior parte do material será publicado pela primeira vez na rede, como a primeira edição de "A viagem do Beagle" (1939), "Zoologia da viagem do HMS Beagle" (1838-43), e as segunda, terceira, quarta e quinta edições de "A origem das espécies".

Além disso, o site, que será ampliado no período de dois anos, incluirá a maior bibliografia de Darwin já compilada, e também o maior catálogo de seus manuscritos, com mais de 30 mil itens.

Os especialistas esperam completar o portal, que atualmente contém apenas 50% do material existente, até o ano de 2009, que marcará o bicentenário do nascimento do cientista e o 150º aniversário da publicação de sua obra prima, "A origem das espécies".

via: Folha Online de São Paulo

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário