INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Conhecimento aberto. Sociedade Livre

O IF chama a atenção para a 3ª edição do Congresso Online do Observatório para a CiberSociedade, o maior fórum de debate mundial sobre a sociedade do conhecimento. As inscrições estão abertas a todos os participantes que queiram participar e reflectir sobre as mais de 500 comunicações, como p.e., o texto apresentado por Adelina Silva entitulado “Processos de ensino-apredizagem na era digital” o qual publicamos alguns interessantes fragmentos (via Miriam Salles):

Os modelos de ensino centrados no professor predominam, apesar de investigações diversas que sugerem uma mudança do ensino para a aprendizagem. Porém, a mudança da cultura escolar tradicional não é fácil, as inovações são lentas, e mesmo aquelas mais abertas reproduzem no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.(...)

Os professores sentem que não dominam as tecnologias e, em geral, vão fazendo pequenas concessões, mas sem mudar o essencial. Muitos professores têm medo de revelar a sua dificuldade diante do aluno. Por isso e pelo hábito mantêm uma estrutura repressiva, controladora, repetidora. Os professores percebem que precisam mudar, mas não sabem como fazê-lo. Freqüentemente algumas escolas introduzem computadores, estabelecem ligações à Internet e esperam que isso melhore os problemas do ensino. (...)

O professor de hoje está inevitavelmente forçado a pesquisar na cultura digital, cultura esta que está em constante evolução. Ambientes centrados em hipertexto ou hipermídia são um convite à participação e contribuição através de diversos trabalhos e tarefas de construção de conhecimento partilhado. Os espaços de aprendizagem na era digital necessitam de integrar não só os espaços sociais (domicilio, escola, comunidade física em geral...) mas também todo um conjunto de competências a adquirir na(s) comunidade(s) virtuais, para que o aluno possa viver melhor na sociedade do conhecimento. Ler mais...

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário