INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Dongtan a cidade sustentável


Em Londres, uma equipa multidisciplinar, a ARUP, dirigida pelo arquitecto chileno Alejandro Gutierrez projecta uma cidade, Dongtan, na China segundo princípios inovadoramente sustentáveis. Conforme palavras de Alejandro Guttierrez:

“A cidade sustentável que queremos construir promove inovações e mudanças fundamentais na infraestrutura social, económica e ambiental. As principais operações ajustam estas infraestruturas como suportes: a infraestrutura social, como suporte da mobilidade social, inclusão e competitividade; a infraestrutura económica, como suporte de incentivos que promovam uma base económica sustentável e competitiva; e a infraestrutura ambiental, como suporte da qualidade de vida. Finalmente, a infraestutura física deve ser um suporte flexível e facilitador das outras infraestruturas.”


“Uma cidade de 500.000 habitantes coma a que projectamos, pode reduzir emissões de CO2 equivalentes a 22 milhões de dólares/ano. Isto num período de 25 anos converte-se em aprox. 500 milhões de dólares – a preços actuais. Estes novos recursos serão utilizados para financiar os custos ocorridos na cidade para obter eficientes standards nos edifícios, centrais de energia, praças, parques, infraestruturas de transporte público e caminhos.
Dongtan será um laboratório para utilizar este mecanismo pela primeira vez à escala urbana; na nossa perspectiva, as infraestruturas físicas sustentáveis que tornem vantajosas as novas regras do jogo, são as que definirão as nossas cidades do século XXI.”

Mais aqui.
Via: Plataforma Urbana

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário