INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

O desordenamento e a factura energética

O desordenamento das cidades é um dos maiores problemas no que toca ao aumento do consumo de energia. Transporte não é só uma questão de carros e combustíveis mas também como e onde vivemos. O desordenamento do território ocorre quando a taxa de conversão do uso da terra excede a taxa de crescimento da população, i.e. quando permitimos que vivamos dispersos em grandes espaços. A Europa é tradicionalmente um dos continentes mais urbanizados com 75% da população vivendo em áreas urbanas. Áreas que continuam aumentando desordenadamente.

Ironicamente a economia e a tecnologia permitem-nos isto. Paradoxalmente, à medida que a construção é mais eficiente energeticamente em termos de intensidade (Kwh/m2), maiores e mais dispersas são as nossas casas, ou seja, os ganhos obtidos na eficiência são ultrapassados pelo consumo de grandes espaços e pelo aumento da carga do transporte individual desde que o transporte público seja ignorado.

A Agência Europeia da Energia estudou o processo e as suas consequências e publicou um relatório. Argumentam que o processo de planeamento precisa de mudar. Actualmente obedece a uma míope lógica de mercado que deve ser orientada para uma visão que considere aspectos sociais e ambientais.

fonte: relatório da AEE (emPDF)

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário