INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Web 2.0

A Technorati, é uma encruzilhada babeliana de blogues de todos os gostos e feitios. O usuário participa activamente ordenando e filtrando a informação, organiza comunidades de interesses ou objectivos, comenta e classifica posts, etc. Um novo tipo de comunidade auto-organizadora e inter-actualizada de conteúdos blogueiros que incessantemente afluem nesse carrefour fantástico.

Um sinal da radical mudança anunciada na rede, a Web2.0. Cujo paradigma assenta precisamente na participação activa do usuário na produção e consumo dos conteúdos, através de ferramentas aplicativas gratuitas (Open Source) e de fácil utilização, encontramos desde simples processadores de texto até a editores de multimédia. Este conjunto de factos – a crescente participação comunitária e ferramentas baratas e fáceis de utilizar - será o grande catalizador da evolução radical da natureza da Web. Estamos em plena passagem do Estado Informático para o Estado em Rede.

Precisamos urgentemente de novas comunidades, de novos empreendedores, de nova inteligência colectiva e de novas utopias.

(O IF continuará a divulgar aspectos importantes relacionados com a Web2.0.
Se quiser contribuir para a compreensão deste fenómeno, comente aqui ou envie-me uma mensagem. Toda a participação será bem-vinda.)

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário