INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Pára e lê: acabou o tempo da energia barata.

Acabou o tempo da energia barata. As questões sobre a energia estão na ordem do dia e o IF aproveita a boleia para recomendar a quem por aqui passa, alguns textos fundamentais sobre estes assuntos. Ei-los:


Energy and Security: Toward a New Foreign Policy Strategy
de
Jan Kalicki e David L. Goldwin

Um livro prospectivo sobre as tendências a longo prazo da oferta e procura global da energia e suas implicações na formulação futura de politicas energéticas. Embora tendo como ponto de partida a realidade norte-americana, não perde a coerência global deste tema importante para o futuro da humanidade.





Energy at the Crossroads: Global Perspectives and Uncertainties
de Vaclav Smil

Um texto sóbrio, profundo e integral sobre energia. Análise independente sobre algumas verdades fundamentais que devem ser conhecidas e reflectidas por todos.



The End of Oil: On the Edge of a Perilous New World
de Paul Roberts
Sobre este livro escreveu Bill Mckibben(New York Review of Books):
"A stunning piece of work – perhaps the best single book ever produced about our energy economy and its environmental implications”.

Um texto para o grande público sobre a realidade actual e futura da energia como recurso cada vez mais escasso e respectivas consequências futuras no desenvolvimento humano.



Renewable Energy Policy
de Paul Komor

A energia renovável é a chave do futuro. Um texto extremamente pragmático sobre estas emergentes tecnologias. Alguns exemplos de sucesso, outros que falharam, alguns ainda em laboratório que prometem, recheiam este interessantíssimo livro escrito por alguém que domina como poucos estas matérias.



Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed
de Jared Diamond

Já nos referimos a este livro aqui no IF, escrito por um conceituado e premiado geógrafo americano sobre a ascensão e queda de sociedades humanas ao longo da história e suas razões aparentemente escondidas. Essencial para percebermos melhor a fragilidade da vida e as consequências catastróficas de certas opções que nós humanos, tomamos irreflectidamente.

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário