INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Contribuições para a Utopia - Elisabet Sahtouris

As ideias para reinventar o mundo são vistas geralmente como irrealistas comparadas com as ideias para reinventar computadores – especialmente se falarmos muito a sério acerca de liberdade e justiça para todos os povos do mundo. O argumento repetido como um mantra - que revela uma poderosa crença - é que, “não podemos mudar a natureza humana”.

O modelo básico – tipo esboço de engenharia – sobre como as coisas são no nosso mundo tem a ver com o empregue pela ciência ocidental dominante. Basea-se num mundo não vivo cujas forças cegas da natureza, expressas pelas leis da física e da evolução darwiniana fizeram de nós aquilo que somos. A natureza humana é aquilo que é, de acordo com este esquema das coisas, e, nenhum sonho sobre liberdade, justiça e paz para todos mudará a nossa natureza competitiva na luta pela sobrevivência.

Mas Elisabet Sahtouris no seu livro, Earthdance revela-nos uma nova perspectiva da natureza como ser consciente e de inteligência criativa, evolui biologicamente de forma a encontrar rapidamente soluções às crises anunciadas em vez de uma perspectiva redutora e mecânica de uma evolução lenta conduzida por mutações acidentais (darwinismo). Esta percepção integra-se num novo paradigma emergente em todos os campos da ciência; o reconhecimento que a mente humana reflecte a inteligência intrínseca da natureza, sendo esta a fonte da evolução das nossas vidas como indivíduos e como sociedade humana, para o melhor e para o pior.

Segundo Sahtouris, tudo por nós concretizado é previamente pensado, reflectido, emocionado; criamos a nossa própria realidade ao invés do que a antiga ciência proclamava; que a realidade do mundo material (o real) é independente de nós, isto é, a realidade “objectiva” nada tem a ver com o que nós pensamos sobre ela “subjectivamente”. Um equívoco que se desmoronou perante a evidencia produzida pela própria ciência: a consciência não é o último estádio da evolução mas a fonte de todo o mundo físico da Natureza incluindo a humanidade. Esta perspectiva inovadora à medida que for apreendida pela sociedade humana, permitir-lhe-á construir a realidade que profundamente deseja.


O livro em pdf aqui.


After Darwin 1,2 e 3ª partes com Elisabet Sahtouris

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário