INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

o despertar da China

foto: Feng Jiang

A 3ª sessão plenária do 11º Comité Central do Partido Comunista da China estabeleceu novamente as linhas ideológica, política e organizacional do marxismo, simbolizando o grande despertar dos chineses comunistas. Eis parte do discurso do presidente Hu Jintao:

- Este momento é especialmente inspirado na nossa profunda memória do camarada Mao Zedong, Camarada Deng Xiaoping e da restante geração mais velha de revolucionários.

- Sem a democracia, nenhum socialismo ou modernização socialista poderá ser realizada.

- Temos que aprender os melhores princípios políticos da sociedade humana civilizada, mas nunca copiar o modo e as instituições políticas ocidentais.

- Nós temos que lidar sabiamente com a nossa participação na globalização económica, mantendo independência, abrangendo as tarefas domésticas e internacionais e contribuir para as nobres causas da paz e do desenvolvimento no mundo.

- A China não tem nenhuma chance de se desenvolver sem o Mundo, e o Mundo precisa da China para ir em frente com o desenvolvimento.

- Nós defendemos firmemente a ideia que os assuntos chineses devem ser tratados pelo povo chinês, num caminho chinês, e opor a quaisquer forças estrangeiras de interferir nos assuntos internos chineses.

- O país que se desenvolve afirma-se, e para a manter, a estabilidade é uma tarefa imperativa. Não conseguimos nada sem estabilidade.

- A progressividade de um partido político e o seu poder decisório não são coisas obtidas de uma vez por todas. O ter sido progressivo não significa necessariamente que ele ainda o seja ou que continuará a ser. O poder que foi não garante que seja o mais correcto e adequado agora, muito menos para sempre.

- Não balancear para frente e para trás, relaxarmos ou distrairmos os nossos esforços, mas impulsionar firmemente a reforma e abertura, bem como aderir ao socialismo com características chinesas. Dessa forma, iremos certamente alcançar o nosso grande projecto e objectivos ambiciosos (realizarmos a modernização em meados do século 21).

- A reforma e abertura política estão de acordo com o consenso do Partido e o povo e em conformidade com a evolução dos tempos. A direcção e o caminho estão correctos, os resultados provam-no, travar ou qualquer retrocesso é inaceitável.


Faz agora 30 anos que se iniciou a 2ª Grande Marcha, a da abertura da China ao mundo. Os resultados deste processo contrastam com o total fracasso da 1ª Grande Marcha. Em trinta anos a China conseguiu um progresso sem paralelo na história da humanidade. Aprenderam a lição com a asneira.

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário