INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

A organizaçao viva


Qualquer organização para se manter viva tem que enfrentar o paradoxo entre a identidade (auto-organização) e a adaptação ao meio (rentabilizar a experiência, orientar-se no futuro), ou seja, gerir o paradoxo entre a mudança e a estabilidade.

No mundo biológico encontramos inumeráveis exemplos de organismos que não foram capazes de resolver esta articulação e extinguiram-se ao preservarem apenas a sua identidade, como os dinossáurios; outros foram capazes de manter a sua identidade praticamente intacta ao longo do tempo, como as tartarugas. Por outro lado, existem entidades biológicas tão adaptadas ao meio que perderam a sua identidade como os vírus. Do ponto de vista organizacional, encontramos exemplos similares.

Como mostra a imagem acima, os equilíbrios entre IDENTIDADE - ADAPTAÇÃO e MUDANÇA-ESTABILIDADE geram os quadrantes onde se definem ou declaram a visão, a estratégia, a estrutura e a cultura organizacional. No centro está o FOCO da organização. A formulação da visão como processo de criação de sentido, a estratégia como processo de ordenamento de propósitos, a estrutura como processo de estruturação de actividades e recursos e, finalmente a cultura como processo de identificação de valor.

Voltaremos ao assunto.

Via: BioGestion

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário