INSTITUTO FUTURISTA

Iconarmadilhemos a verdade para que ninguém lhe toque.

Serão as energias renováveis um investimento seguro a longo prazo?

Os investidores estão a despejar milhares de milhões de dólares em projectos de energias renováveis tais como parques eólicos, solares e de ondas do mar, assim como em biocombustíveis. Eles parecem estar confiantes em que a actual popularidade das energias renováveis torna tais investimentos seguros a longo prazo. Mas serão eles, tal como a bolha das dot.com, apenas uma tempestade num copo d'água?
...
Na Europa, a produção dos parques eólicos é remunerada três vezes mais cara do que o custo da produção a partir de centrais convencionais e, na maior parte dos casos, os produtores não têm de pagar as linhas de transporte nem os custos das centrais térmicas de reserva que são necessárias quando não sopra o vento. Nos Estados Unidos, as isenções fiscais constituem dois terços do benefício obtido pelos proprietários dos parques eólicos. Os subsídios às células fotovoltaicas e a muitas outras energias renováveis são ainda mais elevados. Os subsídios e isenções fiscais aos biocombustíveis estão a persuadir os agricultores a comutarem dos alimentos para os biocombustíveis, contribuindo para a desflorestação e pressionando em alta os preços dos principais alimentos.
...
Se se tornar aceite que as renováveis são caras e ineficazes ou, tal como com o imperador lendário, que “não tem calças” a teoria de que o CO 2 produzido pelo homem provoca um perigoso aquecimento global, tudo o que está associados aos projectos de energias renováveis pesadamente subsidiados, comércio de carbono, biocombustíveis, etc provavelmente sofrerá um crash estilo dot.com quando os investidores caírem fora.

A irritação dos investidores que perderam o dinheiro que foram aconselhados a investir nas renováveis subsidiadas será voltada contra aqueles que promoveram estes investimentos e fracassaram em darem os passos necessários para lhes assegurar que a ciência e a teoria económica tinham bases sólidas. Estas pessoas descobrirão que as suas carreiras, rendimentos e reputações profissionais estão em risco. Além disso, o colapso fará um enorme dano a toda a ciência.

 
 
 
 

Enviar um comentário 0 comentários:

Enviar um comentário